05 - OS NOVOS MOVIMENTOS EDUCACIONAIS

Hoje sou um professor aposentado, portanto não deveria mais preocupar-me com as questões educacionais, mas todos nós que um dia fomos professores de verdade, temos um "bichinho" dentro de nós que nos impede de parar de pensar Educação.

Os tempos que correm são outros, em todos os sentidos: principalmente políticos, pois a realidade vivenciada hoje nos remete aos tempos idos do século XIX quando o assunto é educação e formação docente e à Inquisição quando o assunto é a formação humana em geral. Esta é a minha perspectiva atual da educação no Brasil e será para pensar, enquanto pedagogo, esta sociedade que estão querendo formar a custo muito elevado que me disponho a encarar não só o que está posto (a BNCC), como e principalmente o papel que nos cabe e não nos foi dado na discussão final da  citada resolução.

Como sou um provocador, deixo no ar uma pergunta que muitos dos meus companheiros não se fazem: "Afinal onde eu moro: mo passado, no presente, ou no futuro"? Creio bem ser esta uma das primeiras respostas que temos que nos dar. Dela depende todo o tempo, o tipo de professor que sou, o homem que quero ajudar a formar, a sociedade em que estarei incluindo as novas gerações. Aqui já me surge uma nova suspeita, a maioria dos meus parceiros não sabem que TODA A EDUCAÇÃO É INCLUSIVA/EXCLUSIVA a um só tempo; essa história de tendências inclusivas é barato de quem não tem mas o que pensar. A argumentação está na nossa cotidianidade: Se você ensina uma pessoa criança/adulta a ler você está incluindo essa pessoa no mundo dos letrados e a excluindo do submundo dos analfabetos. Portanto, estão aí as duas alternativas. Claro que podemos olhar por outro prisma e por ele a situação não serpa tão clara quanto aqui a apresento: Não basta saber ler, precisa compreender o mundo e com ele interagir.

Esse mundo com o qual precisamos interagir hoje, amanhã e sempre, não está na nossa educação, muito menos na nossa escola. Falo da nossa educação por considerar a educação dever da família e da sociedade (que a bem da verdade não estão nem sabendo em que planete estão morando) nem a nossa escola, com a sua educação escolar está minimamente preparada para fazer frente aos avanços do mundo da tecnologia que faz com que esqueçamos que um dia tivemos a cartilha da Ana e do Zé.

Discutir a aceitação do celular em sala de aula ou rejeitar a sua utilização é querer retroceder: a Inteligência Artificial (IA) está aí para concorrer (até deslealmente) com o professor que não esteja preparado para encarar o futuro. Então a sua formação não pode mais ter por bases os mortos e sim a reflexão sobre o devir. Da velha escola precisa-se pouco mais que o letramento, o resto, a história, o biologia, a física, a matemática r tudo o resto a IS nos dará de mão beijadas se soubermos trabalhar com ela, em parceria. Para essa nova função que Piaget ou Paulo Freire (cheios das melhores intenções) não conseguirão, jamais, nos dar e nós carecemos desse conhecimento ou seremos rapidamente abocanhados pela tal de IA que aqui assume o papel que sendo bem trabalhado há anos através da EaD.

Neste meu raciocinar, o primeiro ponto a atacar dessa tal BNCC é justamente a Formação Docente. Só com professores bem formados e equipados com instrumentos das novas TIC's para si e para todos os alunos, poderemos ter um avanço significativo no nível de escolarização do povo. 

Mas não digam que eu quero acabar com as disciplinas básicas da educação escolar, não é assim que que penso, a FORMA e os equipamentos permitirão ao estudante prever um futuro diante de si através da aplicação de determinados conhecimentos que o venham a interessar, hoje a escola é um tremendo de um porre!

É preciso uma transição? que ela seja feita após discussão e por um período relativamente pequeno, pois o futuro já foi ontem, hoje já estamos no pós-futuro!

Pensar a educação do futuro olhando para trás é no mínimo sinal de burrice, com todo repeito que os asnos me merecem.

Vamos discutir o futuro? 

Lembrem-se que em breve não haverá mais necessidade de advogados, de engenheiros de construção civil (já se fazem casas 3D através de uma impressora e nós ensinando por que a minhoca é um ser hermafrodita.

Haja paciência!!!

Vem daí trocar umas ideias comigo e com quem mais quiser: o blog é aberto a rodo mundo que se interesse por educação. Outros assuntos que não estejam diretamente relacionados com a educação serão serenamente deletados.

Vamos ao trabalho? O tempo; TIC TAC, TIC TAC...

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